Os eleitos no último pleito eleitoral no município Criciúma, prefeitoClésio Salvaro, o vice-prefeito Ricardo Fabris e vereadores foram empossados durante cerimônia realizada nesta noite (1), no Teatro Elias Angeloni. O local estava lotado para acompanhar a Sessão Solene de Posse, bem como a instalação da 19ª legislatura 2017/2020.
Logo no início, o vereador mais votado, Arleu da Silveira, seguindo o Regimento Interno, assumiu o comando dos trabalhos, e nomeou “ad hoc” a vereadora Camila Nascimento para secretariar as atividades da noite.
Houve ainda uma pausa de sessenta minutos, para inscrição de chapas para a escolha da Mesa Diretora da Câmara de vereadores. Houve inscrição de duas chapas, uma com a presidência do vereador Júlio Cézar Colombo, e a outra com o vereador Julio Kaminski. Depois da inscrição das duas, e protocolada na secretaria do Legislativo, os trabalhos foram reabertos, e os vereadores elegeram os componentes da mesa, que ficará assim composta para o biênio 2017/2018:
Presidente: Julio Cezar Colombo (PSB)
Vice-Presidente: Daniel Freitas (PP)
Primeiro Secretário: Jair Augusto Alexandre (PSC)
Segundo Secretário: Ademir Honorato (PMDB)
O prefeito Clésio Salvaro ressaltou a responsabilidade na gestão pública. “Não devemos nos envergonhar de sermos políticos. Sejamos o trigo do grão da esperança, que alimenta a nossa gente”. Salvaro utilizou uma parábola bíblica para relacionar os políticos com o joio e o trigo. “ O joio é oco, enquanto o trigo oferece a sua pureza. Quando chega o tempo, os dois são colhidos juntos e levados para serem peneirados”, disse. O prefeito também mencionou seu pai, Armelindo Salvaro, que esteve presente no evento, a esposa e os filhos. O prefeito empossado também informou sobre a redução de secretários no governo.
O vice-prefeito Ricardo Fabris agradeceu a todos, em especial, à família, e falou sobre moralidade na política. “O nosso maior desafio é fazer diferente e recuperar a confiança da população. É uma missão de honra que pretendo cumprir com responsabilidade e dedicação. Esses serão os princípios que vão me guiar”, afirmou.
O presidente eleito da Câmara de vereadores, Júlio Colombo, falou que o primeiro passo foi dado e ressaltou que fazia muito tempo que não havia uma eleição disputada na Câmara. “Nós sabemos exatamente o que temos que fazer para a nossa cidade. As decisões na Câmara serão feitas com a participação coletiva dos 17 vereadores”, disse.
Texto: Jessica Rosso/Assessori de Imprensa
Fotos: Morgana Réus/Sul in Foco