A manhã desta terça-feira foi de uma alegria muito especial para a mãe Maria América Schaidler Flach, 91 anos, e seus outros oito filhos, que celebraram junto ao bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, os seus 25 anos de vida sacerdotal.
A celebração começou às 10h30min, na igreja de pedra da comunidade de Morro São Pedro, em Bom Princípio (RS), lugar onde o bispo nasceu.
Em sua homilia, Dom Jacinto recordou o dia de sua ordenação presbiteral. “Era um dia frio, com chuva, como agora. Lembro-me que poucos dias depois, o bispo que me ordenou veio a falecer, pois estava doente”.
Ao final da missa, Dom Jacinto recebeu a homenagem da comunidade, que lhe entregou um presente. Logo após, todos seguiram para o centro da cidade, para um almoço de confraternização.
A alegria da família
O irmão do bispo, que mora em Bom Princípio, Orlando Flach, falou sobre o sentimento da família. “Estamos muito contentes, a família toda, principalmente nossa mãe, que já tem bastante idade. Ele é amigo de todos mesmo, principalmente da família. Somos muito unidos, desde a época em que foi para o seminário, fizemos de tudo para ajudá-lo, porque nosso pai não tinha muitas condições. Mas no fim conseguimos, até que ele se ordenou padre e bispo. Vemos que agora, aos 25 anos de padre, ele está muito feliz em Criciúma, ama muito o povo de lá, que o acolheu muito bem”.