A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou, nesta terça-feira (23), boletim sobre o número de casos confirmados de varíola dos macacos em Santa Catarina. Ao todo, foram registrados 63 casos no Estado, sendo 21 deles em Florianópolis, 10 em Joinville e 6 em Balneário Camboriú.
Santa Catarina chegou a 61 casos confirmados de varíola dos macacos, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) na última terça-feira, dia 23. A Secretaria de Estado da Saúde já confirmou que há transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não é mais possível identificar o local onde a pessoa foi infectada.
A maior parte dos infectados são moradores de Florianópolis, onde 21 casos já foram confirmados. Na sequência aparece Joinville com 10, Blumenau e Balneário Camboriú com seis, Brusque com quatro, Camboriú tres, São José dois, Abelardo Luz, Balneário Piçarras, Chapecó, Itajaí, Jaraguá Do Sul, Leoberto Leal, Palhoça, Paulo Lopes e São João Batista com um caso cada.
A partir de agora a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, vai divulgar todas as terças-feiras um informe semanal com a situação epidemiológica da Monkeypox em Santa Catarina. O documento divulgado aponta, ainda, a existência de 224 casos em investigação.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira, dia 24, o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, falou sobre a doença e os principais cuidados que a população deve adotar para evitar o contágio.
Ouça abaixo a entrevista completa: