As bebidas vendidas como isotônicos e hidrotônicos têm função de hidratantes e repositores. São recomendados para quem pratica esportes ou atividades físicas, mas deve-se atentar à sua indicação.
O nutricionista, especialista em nutrição esportiva e mestrando em ciências da saúde, Bruno Pieri, aponta que o isotônico é uma bebida energética formulada através de água, carboidratos e alta concentração de sais minerais, o que é essencial para quem pratica exercícios físicos em alta intensidade.
“É recomendado para atletas que realizam atividades físicas mais prolongadas, superiores a uma hora. Ou atividade física que tenha muita perda de água através do suor”. Com o aquecimento do corpo se perde através desse processo natural de transpiração e sudorese. “Perde-se sódio, potássio e alguns eletrólitos. E o isotônico tem em sua composição esses itens. Além disso ele tem uma pequena quantidade de carboidratos, de 6 a 7%, que ajuda no desempenho do atleta”. Essas quantias são reguladas pela legislação da Anvisa de 1998, portaria nº 222.
Já o hidrotônico é formado pelas mesmas substâncias, porém com menos eletrólitos. É indicado em casos de um treinamento mais moderado, sem tanto desgaste físico e perda de líquido. “Basicamente a composição é a mesma, porém as concentrações tanto de carboidratos quanto de eletrólitos são menores. Aconselhado para atividade mais leve onde haja menos suor e consequentemente menos perdas”.
Em entrevista ao Portal Satc o nutricionista aponta que atividades mais leves ou corriqueiras como no trabalho, ou atividades que haja desgaste e perda de líquidos, mas que não exceda uma hora, o ideal é o consumo de água.
Água de coco, caldo-de-cana e soro caseiro
Pieri aponta que a água de coco é um isotônico natural. “Ela tem uma composição muito parecida com a do isotônico. Não sendo industrializada só tem a trazer benefícios em sais e minerais, os industrializados têm conservantes”.
O caldo-de-cana funciona devido ao alto teor de glicose (açúcar) pode ser usado como energizante. “Pode ser utilizado como repositor energético pois apresenta grande quantidade de carboidrato, não como um hidratante”.
O nutricionista aponta que o soro caseiro, mesmo sendo uma receita muito simples, tem eficácia é muito boa. “Tem composição parecida com o isotônico, mas contém apenas um eletrólito, o sal, e o carboidrato do açúcar. Mas a melhor maneira de reidratar é sem dúvida a água”.