O desempenho econômico de Santa Catarina e a análise dos números da região Sul pautaram o encontro realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert mostrou a importância dos 58.276 contribuintes da Região Carbonífera para o desenvolvimento catarinense. As projeções mostram que o setor produtivo do Sul do Estado deve faturar aproximadamente R$ 110 bilhões somente neste ano. A região Sul representa 10% do faturamento do Estado e tem 7,5% de participação na arrecadação do ICMS.
A reunião especial da diretoria da Acic contou com a presença de lideranças políticas, presidentes de Associações Empresariais de municípios da região, empresários com atuação em diferentes setores econômicos, entre outros convidados.
Durante o encontro o presidente da Acic ressaltou a importância de manter as empresas na região e atrair novos empreendimentos e investimentos, salientando a diversificação da economia regional e a necessidade de atenção especial a segmentos como o carbonífero, o cerâmico, o plástico e a produção de arroz.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (13), o presidente da Acic, Valcir José Zanette, comentou sobre os principais assuntos abordados durante a reunião com o secretário Estadual da Fazenda.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: