89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Deputados catarinenses comentam decisão sobre PEC do voto impresso

A Câmara dos Deputados rejeitou, por 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. A PEC previa que o voto continuasse sendo dado na urna eletrônica, mas que fosse impresso em uma cédula de papel, que poderia ser conferida pelo eleitor e utilizada para auditorias da votação. O texto também pedia que a apuração ocorresse de forma exclusivamente manual, com contagem das cédulas em cada seção eleitoral ao final da votação.Para que fosse aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos em dois turnos de votação. Como não passou, a matéria será arquivada.

Da bancada catarinense, a deputada Angela Amin (PP) e Pedro Uczai (PT) votaram contra a PEC. Em suas redes sociais, a pepista alegou que um “erro no sistema de votação” a impediu de alterar a escolha. Os outros 14 deputados catarinenses votaram a favor da proposta. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, desta quarta-feira, Ricardo Guidi (PSD) e Pedro Uczai (PT) comentaram a decisão.

Favorável à proposta, Guidi justificou o voto favorável por acreditar que a medida proporcionaria um aprimoramento do sistema eleitoral.

Já Pedro Uczai (PT) elencou os motivos para votar contra a PEC: