Na Assembleia Legislativa durante a sessão plenária da manhã da última quinta-feira (21), ganhou destaque o pronunciamento do deputado Marcos da Rosa (União) voltado a mobilizar a sociedade catarinense em relação a um tema que vem sendo debatido em âmbito federal.
O parlamentar pediu à população que se manifeste de forma contrária à petição movida pelo Psol, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), no sentido de descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação.
Na visão do deputado, a interrupção da gestação é um “assassinato” cometido contra uma criança que está para nascer, com o ato já estando tipificado no Código Penal Brasileiro. Em acréscimo, ele argumentou que o SUS não estaria preparado para lidar com a nova demanda.
O início do julgamento da ação está marcado para esta sexta-feira (22), mas uma forte oposição da sociedade ainda tem chance de alterar o resultado final da Corte, que só deve ser conhecido em sete dias.
Os ministros do STF poderão inserir seus votos no sistema eletrônico até às 23h59m do dia 29 de setembro, então há um tempo para a população se manifestar, tanto nas redes sociais, encaminhar seus e-mails, para conscientizar os ministros da vontade da população, do que a maioria pensa sobre esse assunto.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (22) o deputado Marcos da Rosa falou sobre o tema.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: