89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Cursos da Epagri alavancam a produção de tilápias em Santa Catarina

Santa Catarina está nas primeiras posições da piscicultura nacional. O relevo acidentado, o clima subtropical e a pequena extensão territorial não são obstáculos para os 30 mil piscicultores que produzem mais de 50 mil toneladas de peixes por ano. Desse total, 80% da produção é de tilápia – no cultivo dessa espécie, os catarinenses já ocupam a quarta posição no ranking brasileiro.

A tilapicultura vem crescendo de forma acelerada em Santa Catarina: em 2022, o Estado produziu 42 mil toneladas, contra 26,8 mil toneladas em 2014. Estima-se que a atividade movimente R$650 milhões por ano, apenas na produção primária.

As regiões Litoral Norte e Litoral Sul do Estado são as que puxam os números para cima. Nos últimos dez anos, a produção de tilápia na região de Tubarão, no Sul, saltou 286%, alcançando 13 mil toneladas por ano. A produtividade média dos viveiros escalou 288%, chegando às 28,8t/ha – o maior índice de Santa Catarina.

O impulso para esse crescimento está na profissionalização dos produtores. A Epagri aposta nessa estratégia há mais de 30 anos e, na última década, vem intensificando os cursos de produção de tilápia em seus centros de treinamento de Joinville (Cetreville) e Tubarão (Cetuba). Nos últimos dez anos, 781 produtores e técnicos foram capacitados em cursos básicos e avançados nesses municípios.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (29), Emanuel Viquetti, Líder de piscicultura da Epagri no Sul de Santa Catarina, comentou sobre a tilapicultura.