89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Criciumenses vão às ruas novamente na terça

Com rostos pintados de verde e amarelo, carregando cartazes e deferindo palavras de ordem, os criciumenses voltaram a protestar contra o aumento da passagem do ônibus, no sábado. Segundo dados da Polícia Militar, aproximadamente duas mil pessoas comparecem no segundo ato público realizado nessa semana.

“A nossa geração presenciou atos de corrupção muito grandes, todo ano alguma coisa surge. A violência da polícia nas manifestações em outras cidades foi o estopim para tudo explodir. O protesto é por causas diversas, mas a gente da o enfoque no aumento da passagem do ônibus”, aponta Jonathan Becker, um dos organizadores.

Como no ato realizado na última quinta-feira, dia 20, o ponto de encontro dos manifestantes foi o Parque das Nações, a partir das 18 horas. Dessa vez não houve muito tempo para a divulgação, de acordo com os organizadores, pouco mais que mil pessoas eram esperadas.

“Vamos mostrar que manifestação se faz com cem, duzentas ou mil pessoas. Exigimos um transporte público de qualidade. Sabemos dos nossos direitos, e vamos fazer assim mesmo. Vamos gritar pelos nossos direitos”, anunciava uma das manifestantes através de um megafone.

A partir das 18h30 os manifestantes sentaram no chão e trancaram a rua em frente ao Criciúma Shopping, e depois seguiram em passeata pela Avenida Centenário. Durante todo o percurso a Polícia Militar e a Guarda Municipal bloquearam a via, garantindo a segurança dos manifestantes.

Além do acréscimo da passagem dos coletivos, os protestantes também clamavam por melhorias em todo sistema de transporte público. O fato das mesmas empresas estarem há 30 anos comandando a frota de ônibus municipais foi bastante questionado.

“Temos que mostrar que existe uma palavra chamada licitação, e que desde 1982 não é realizada em Criciúma. A falha no transporte coletivo atinge também quem anda de carro. Se tivesse um sistema de qualidade, as pessoas deixariam os carros em casa e andariam de ônibus”, afirmou uma das manifestantes.

Pouco depois das 19h30, a passeata chegou ao terminal central. Nesse ponto as duas pistas a avenida já haviam sido tomadas pelos manifestantes. Todos sentaram no chão e ficou um momento em completo silêncio. A tranquilidade foi quebrada após palavras de protesto disparadas por um megafone, causando uma excitação geral. O hino nacional foi cantado e a manifestação seguiu pelas ruas da região central da cidade.

Novo ato confirmado
Na próxima semana os manifestantes voltam a ser reunir para combater o aumento da tarifa de ônibus. Um ato público foi marcado para esta terça-feira (25), às 9 horas da manhã, em frente e a sede da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte (ASTC). Durante a manhã membros do governo se reunirão com os organizadores do Movimento dos Usuários do Transporte Urbano de Criciúma (Mutuc), para discutir sobre o novo preço da tarifa de ônibus.

Gabriel Bosa / Portal Satc

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.