A Conselheira Tutelar Tati Cristina esteve no Chamada Geral desta Quinta feira (21/11), para falar das atividades que o Conselho Tutelar de Lauro Muller desenvolve no sentido de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.
Tati falou que a realidade de Lauro Muller não é diferente de centros maiores, tanto que neste semestre foram registrados 465 casos que em sua maioria tem relação com negligência e conflito familiar que colocavam menores em risco, em uma cidade com aproximadamente 15 mil habitantes. Para a conselheira é um erro comum pensar que no nosso município não existem problemas com violação de direitos.
Problemas estruturais nas famílias são apontados por Tati como uma das causas de tantos casos atendidos pelo conselho da cidade.
Diante deste quadro cabe ao conselho entre outras ações promover o encaminhamento das famílias em risco para especialistas de diversas áreas na intenção de que sejam resolvidos os conflitos e que se reestabeleça a unidade familiar. No entanto quando medidas desta natureza não conseguem preservar a integridade da criança ou adolescente, medias judiciais são normalmente adotadas.
Quanto às atribuições do Conselho Tutelar, Tati lembra que entre elas não se encontra a retirada da autonomia dos pais, mas sim um trabalho de auxílio e apoio especializado sempre na intenção de preservar o núcleo familiar.
A conselheira atribui a visão muitas vezes distorcida da comunidade sobre a ação do conselho, a práticas equivocadas quando da implantação desta entidade na comunidade.
Tati lembra que o horário de atendimento do conselho é de segunda a sexta feira no horário comercial, na sede do conselho ou através do telefone (48) 34643388, ou em caso de urgência através do telefone de sobreaviso 88627769.
Gilberto Bueno – Jornalismo Cruz de Malta