Antes de comprar um carro é preciso tomar alguns cuidados para não entrar numa fria. Fazer uma boa avaliação e consultar um especialista podem ser uma boa saída. Além de olhar o preço, verifique se o veículo está com a documentação em dia. O empresário brasiliense André Loli comprou um carro usado por um bom preço, mas não sabia que o veículo estava com problema na documentação. Ele só descobriu a irregularidade quando foi ao Detran e não conseguiu fazer a transferência.
“O problema dele foi devido à documentação, à numeração, que teve vários processo antes de eu comprá-lo. Como veio um carro de fora então você não sabe se a pessoa é daqui, se a pessoa é honesta ou não. Então, as vezes você confia nessa honestidade e acaba levando a um erro que me prejudicou e muito em dias e meses tentando legalizar.”
Para não se dar mal na compra do carro usado verifique também as condições do veículo. Nem sempre dá para confiar no hodômetro, o instrumento que mede a distância percorrida pelo carro, que pode ter sido adulterado. Também é preciso ficar atento ao motor. Verifique se há vazamentos de óleo e se o carro demora a pegar. Avalie o aspecto externo do carro. Pintura recente e ondulações podem indicar que o carro foi batido. O consultor de automóveis, Mateus Lopes, afirma que quem vai comprar um carro usado deve pesquisar bastante.
“Dica mesmo, é você comprar o carro num local onde a pessoa vai te dar uma garantia, uma empresa de credibilidade. E o melhor negócio é levar alguém que entenda um pouco, se a pessoa não tiver experiência, convidar um mecânico ou um amigo para dar uma olhada no carro, porque as vezes tem um barulho, uma fumaça no escapamento, umas coisinhas assim que você pode identificar se o motor está com a vida útil prejudicada ou não.”
Segundo o consultor, quem quiser vender o carro deve fazer alguns reparos, como verificar o óleo e trocar os vidros trincados. No entanto, alguns consertos, como tirar arranhões, são desnecessários. O consultor avalia que o reparo pode ficar mal-feito e dar a impressão de que o carro foi batido o que prejudica a venda.
Com informações Silaine Bohry/Agência do Rádio