Natural de Urussanga, Jerci Maccari teve suas obras destacadas no programa Domingão do Faustão, nesse domingo (15). O pintor de 66 anos coleciona prêmios nacionais e já teve seus quadros expostos em países como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Itália.
Jerci, que já pintou quadros de vários estilos – impressionismo, abstracionismo, geometrismo e cubismo – demonstrou interesse pela pintura ainda criança. “Quando jovenzinho, ainda na escola, eu demonstrava alguma habilidade no desenho e principalmente no manuseio das cores” contou.
Mais tarde, conheceu artistas de rua e passava muito tempo observando. Jerci ainda conta que ter suas primeiras obras vendidas foi o que mais o motivou a seguir.
Já mais velho, participou de um curso livre de pintura, encontrando um artista que percebeu nele um futuro promissor.
O pintor utiliza tinta óleo e acrílica sobre tela. É autodidata, lê e pesquisa muito. Nunca frequentou uma academia de artes. Visita grandes museus e galerias para contemplar as obras dos grandes mestres da pintura.
“Minhas telas representam o trabalho do homem no campo, da agricultura familiar. Me utilizo das imagens que colho na minha família trabalhando na lavoura, atividade que também executei até sair de casa”, complementou. Ainda conforme Maccari, suas obras não possuem rostos, pois são seres universais, cuja identidade não é conhecida e reconhecida.
Em 2012, o urussanguense ganhou uma homenagem no desfile de 7 de setembro. “Urussanga me reconheceu como filho da terra fazendo sucesso em terras estrangeiras”, comentou o pintor.
Colaboração: Istefani Marcos/Portal Satc
Confira a entrevista com o artista plástico Jerci Maccari