89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Como agente importante no desenvolvimento da região Sul, Ferrovia celebra 27 anos

A Ferrovia Tereza Cristina S/A completou no último dia 1º de fevereiro, 27 anos de atuação na região. Por meio de um contrato de concessão com o Governo Federal a empresa assumiu o modal ferroviário da malha sul-catarinense.

No início da operação, transportava sobre os trilhos o carvão mineral, produzido pelas mineradoras, até o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL) para produção de energia, em Capivari de Baixo. Anos depois, outras cargas também começaram a circular pela linha férrea da FTC, do Terminal Intermodal Sul até o Porto de Imbituba.

Desde a trajetória da Rede Ferroviária Federal S/A até os dias atuais, com a privatização, a ferrovia contribuiu com o desenvolvimento e crescimento de 14 municípios de Santa Catarina. Durante essas quase três décadas, a FTC expandiu suas operações, reduziu o número de acidentes, aprimorou a infraestrutura e se consolidou como agente estratégico na cadeia produtiva regional.

Além disso, passou a usar biodiesel nas locomotivas, melhorou a via permanente, investiu em responsabilidade socioambiental, saúde ocupacional e segurança operacional. Já foram mais de 76,9 milhões de toneladas transportadas e cerca de R$86,2 milhões de investimentos na estrutura ferroviária desde 1997, em 164 km de linha férrea ativos.

A trajetória da Ferrovia Tereza Cristina reflete não apenas a evolução do transporte ferroviário em Santa Catarina, mas também sua grande importância na economia regional.
Mais do que uma empresa, a FTC é uma força propulsora do progresso, comprometida com práticas sustentáveis, responsabilidade socioambiental e contribuições valiosas para as comunidades lindeiras. Além disso, desempenha um papel fundamental em iniciativas sociais, promovendo iniciativas como os projetos TrAção, Bolsa Educação, Trem de Natal entre outros.

Todos os procedimentos realizados pela empresa são sustentados pelo Sistema de Gestão que comprova, por meio das certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, o compromisso com o meio ambiente e a satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e comunidade.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (2), o Gerente de Transporte, Abel Passagnolo Sérgio, comentou sobre os 27 anos da ferrovia e a importância dela para a região.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: