Na última semana, mais um passo importante foi dado na mobilização pelo desassoreamento do rio Tubarão. Em reunião da Comissão de Acompanhamento de Projetos para a contenção de cheias na bacia, com a participação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, ficou definido o envio de um ofício ao Governo do Estado solicitando respostas em relação ao projeto. Uma posição formal do Instituto do Meio Ambiente (IMA), solicitada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, está sendo aguardada para o seu desdobramento.
O objetivo da iniciativa, que deve contar com o apoio dos deputados da região, é agendar uma audiência com o IMA, em Florianópolis (SC), para esclarecer informações sobre o projeto, que deve ser atualizado.
A redragagem não é a única necessidade existente na bacia, mas é urgente, pois é preciso prevenir consequências piores nas próximas cheias que poderão ocorrer. Além disso, é preciso ampliar os estudos para que o Complexo Lagunar também seja contemplado, em face dos diversos problemas que já afetam as populações do seu território.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (26) o presidente da Amurel e prefeito de Laguna, Samir Ahmad, ressaltou a importância da articulação política entre as esferas governamentais para se conseguir buscar recursos que garantam a viabilização da obra.
Ainda durante a entrevista, Samir comentou sobre a programação das atrações do aniversário da cidade e também atualizou as informações sobre o estado de saúde do seu pai, Azmi Ahmad, que se encontra hospitalizado.
Ouça abaixo a entrevista completa:
Texto com informações da assessoria de imprensa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar