Por Eduardo Madeira
Teve início nesta segunda-feira (11) a terceira fase da campanha de vacinação contra Influenza. A nova etapa foi dividida em duas fases: a primeira, de 11 a 17 de maio, engloba crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias; a segunda, 18 de maio a 5 de junho, envolve adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Em Lauro Müller, a Secretaria Municipal de Saúde optou por fazer uma divisão dos locais de atendimento para evitar aglomerações – cuidado necessário em função da pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, a enfermeira Liliane Antunes, responsável pela Vigilância Epidemiológica, informou que as crianças vão poder se vacinar nas Unidades de Saúde do Centro, do Guatá e do Arizona, enquanto os demais grupos podem procurar o Ônibus da Saúde, que está na Estação Rodoviária.
Já em Orleans, a expectativa está pela chegada do novo lote de vacinas. O secretário de saúde Fernando de Fáveri relatou que o município tem encontrado dificuldades para receber os lotes e que os que chegam são em quantidades diminutas. A projeção é que as vacinas cheguem na terça-feira (12). “Quando a vacina chega na cidade, comunicamos os grupos e locais. Assim não tem erro. Trabalhamos com as agentes comunitárias e através delas informamos os locais para não haver pessoas circulando em busca da vacina”, explicou.
Em Treviso, as vacinações acontecem por microrregião. De acordo com Rúbia Ramos, do departamento de comunicação da Prefeitura, as agentes comunitárias ficam encarregadas de informar os grupos atendidos, os locais e horários. A ideia é evitar aglomerações e todos possam ser vacinados.