Foi dada a largada para a prova mais tradicional do ciclismo do Estado. Após dois anos de ausência no calendário, o Tour de Santa Catarina chega à 24ª edição e teve o ponto de partida o Centro Histórico de São Francisco do Sul.
De lá os ciclistas vão percorrer 152 quilômetros até Timbó, passando por Araquari, Guaramirim e Massaranduba. Cerca de 150 atletas partiram às 9 horas da manhã desta quarta-feira, e pararam o trânsito na BR-280.
Joinville, que por muitos anos recebeu etapas da prova, este ano terá uma equipe representantes, a Tupy/Joinville. Com direção técnica de Ed Carlos Tomaschitz, a equipe conta com os atletas Ricardo Pscheidt, Gilberto Veiga de Góis, Luis Henrique Visentainer, Valmor Hausmann e Raphael Mesquita Mendes.
Ricardo Pscheidt, que participou há uma semana e meia do Pan-americano de Mountain Bike é um dos destaques do grupo, que, segundo Ed Carlos, se planeja para chegar pelo menos entre as cinco melhores equipes da competição.
Para Ricardo, que assume não ser especialista em prova de estrada, o que vai valer no Tour é a resistência.
— No mountain bike nos preparamos pra uma prova forte de uma hora e meia, numa competição como o Tour de Santa Catarina, são provas mais longas, de 4, 5 horas, então o que conta é a recuperação, dia após dia — avalia.
A competição vai até 21 de abril com etapas que somarão 561 quilômetros nos cinco dias, incluindo o trecho de subida da Serra do Rio do Rastro, entre Orleans e Bom Jardim da Serra.
Fernanda Lüttke/Díario Catarinense