O crescimento no número de casos de Covid-19 em Lauro Müller tem refletido nos atendimentos nas unidades de saúde dos bairros e também na Fundação Hospitalar Henrique Lage. Do dia 24 de dezembro até o dia 1º de janeiro, o hospital realizou 789 atendimentos onde 90% foram de pessoas com sintomas gripais. Para manter o atendimento regular no hospital, a direção técnica tem buscado um segundo médico para a realização de atendimentos simultâneos da população que procura o pronto socorro da instituição.
Nas unidades de Estratégia em Saúde da Família, a situação é semelhante. Devido ao crescimento no número de atendimentos, as unidades têm priorizado o atendimento de pacientes com sintomas gripais.
A recomendação é para que a população busque os atendimentos nas unidades de saúde no horário das 7h às 12h e das 13h às 16h. Fora deste horário e aos fins de semana o atendimento deve ser buscado junto ao hospital.
Os atendimentos das gestantes, consultas pediátricas serão realizados no Centro de Especialidades Médicas localizado ao lado da Apae.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira, a Secretária de Saúde Stela Bristot Motta e a diretora da Fundação Hospitalar Henrique Lage, Regina Ramos Antunes, explicaram como a rede pública municipal de saúde está se organizando para atender a população diante do crescimento dos casos de infecção por Covid-19.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: