A semana foi de discussão intensa entre representantes da comunidade, produtores rurais, integradora, autoridades políticas e empresa responsável pela execução da obra de pavimentação no Rio Capivaras Alto. Como os trabalhos seguem em ritmo lento há mais de seis meses os produtores já amargam prejuízos, especialmente os avicultores, por não conseguirem escoar a produção. Devido a falta de segurança para o tráfego de caminhões de grande porte que são utilizados para o transporte de frangos, a empresa integradora cancelou novos alojamentos para alguns produtores.
Após algumas reuniões com todos os envolvidos no tema, e a vistoria do engenheiro de segurança da empresa integradora, novos lotes serão alojados com a correção dos pontos mais críticos.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias 2ª edição desta sexta-feira (30) o empreendedor rural Sandro Acordi Fontanella, atualizou as informações sobre o assunto. Ele também ressaltou a importância da comunidade para a movimentação econômica do município.
“Nossa comunidade produz mais de 5 milhões de aves por ano e exporta para mais de 150 países; ao ano a gente tem uma produção de pelo menos 135 mil Leitões; na avicultura são 25 famílias envolvidas diretamente; na suinocultura são 9 famílias. Bovinos de leite são mais de 300 animais em lactação e uma produção de cerca de 3 milhões de litros por ano, em torno de 9 famílias trabalhando. Na fumicultura são produzidos mais de 100 mil quilos por ano em 7 famílias; e o grão são produzidos em torno de 200 mil quilos por 5 famílias. A gente representa sozinho para arrecadação do município, na arrecadação do ICMS, cerca de 48%, quase 49%, se a gente for comparar com todas as outras atividades, comércio, mineração, etc”, destacou Sandro.
Ouça abaixo a entrevista completa: