O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira entregaram na tarde desta terça-feira, 28, em Criciúma, 102 viaturas para as polícias Militar, Civil e Instituto Geral de Perícias (IGP), de 27 municípios da região Sul. Os investimentos para aquisição da nova frota chegaram a R$ 4,6 milhões com recursos do Pacto por Santa Catarina.
“Queremos melhorar cada vez mais as condições de trabalho da nossa Segurança Pública, valorizando essa área que é essencial. Ao todo, serão entregues 1,7 mil veículos novos para renovar a frota no Estado e, aqui, entregamos mais uma parte para atender aos municípios do Sul”, disse Colombo.
Dos 102 veículos 72 serão para a Polícia Militar, 28 para a Polícia Civil e dois para o Instituto Geral de Perícias. Desse total, 43 são do modelo Fiat Pálio Weekend, 29 Renault Logan caracterizados e dois descaracterizados, quatro Renault Duster para o PPT, 13 Ford Fiesta descaracterizados e uma camionete Chevrolet S10 rabecão.
“Esses veículos são instrumentos para que os policiais possam ter melhores condições de trabalho, além de dar maior proteção e tranquilidade para a população. Os indicadores apontam que temos o melhor índice de segurança do Brasil, e isso mostra que estamos nos caminho certo”, destacou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, todo município vai receber no mínimo um veículo, seja para a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar ou IGP. “Já entregamos cerca de 700 viaturas, e as outras 1 mil estarão circulando até março de 2014. Elas estão sendo entregues à medida que são equipadas”.
Durante o ato, Grubba anunciou a descentralização de R$ 400 mil para a reforma da 6ª Delegacia Regional de Polícia de Criciúma (DRP) – Polícia Civil e garantiu a entrega de novos coletes, cinturões e armas, durante os próximos 30 dias. “A DRP de Criciúma está em um prédio muito antigo e que precisa ser reformado, por isso vamos descentralizar os recursos. E para todo o Estado, vamos entregar um kit para que cada policial tenha seu próprio equipamento de uso individual”.
Secom/SC