Contrariando os ataques recebidos pelos candidatos Paulo Bauer (PSDB) e Cláudio Vignatti (PT), o atual governador e candidato a reeleição, Raimundo Colombo (PSD), assegura que as secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) são indispensáveis para o estado e promete aumentar as atribuições delas. Os candidatos de oposição fazem críticas às SDRs, que consideram numerosas e onerosas aos cofres públicos. O governador lançou nesta segunda a candidatura em Criciúma, na sede do partido na cidade, onde também inaugurou o “comitê suprapartidário”, que ficará responsável pela campanha da chapa de situação na região.
“As (secretarias) regionais estão num processo de evolução e a nossa intenção é aumentar cada vez mais as atribuições delas, dando maior autonomia”, avalia Colombo. “Elas hoje exercem um papel muito importante, porque cada região do nosso estado tem as suas particularidades. Às vezes, uma distância de 30 quilômetros já separa duas realidades completamente diferentes”, considera o governador.
Sem ataques
O candidato a reeleição adotou, nesta segunda, um discurso sem ataques a adversários. Disse respeitar as decisões de partidos como o PP, o PSDB e o PSB, que saíram do governo para disputar as eleições. O ex-prefeito de Florianópolis e candidato ao Senado, Dário Berger (PMDB) e o vice-governador, Eduardo Moreira (PMDB), também estiveram no lançamento, que contou com a participação de políticos da região ligados aos partidos da coligação.
Discursando para militantes, Colombo enalteceu as ações do governo, especialmente no que diz respeito a geração de emprego. “Se Santa Catarina fosse um país, seria o segundo com menor índice de desemprego do mundo, atrás apenas de Cingapura”, disse.
A respeito da indecisão do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (PP), entre estar ao lado de Colombo ou de Bauer — cujo candidato a vice é o progressista Joares Ponticelli —, o governador diz que ainda espera ter o apoio de Búrigo. “Mas essa é uma decisão que cabe a ele e nós temos que respeitar. O Governo do Estado vai continuar ajudando a gestão dele da melhor forma, porque ele é uma pessoa do bem e Criciúma é uma cidade importante”, declarou.
Aeroporto
O governador informou que tem nessa terça uma reunião com a companhia aérea TAM, que, segundo ele, “pode ser decisiva” para que a empresa opere voos comerciais no Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, de Jaguaruna.
Renan Medeiros/ClicaTribuna