O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC), completou no último dia 12, três anos de funcionamento. A iniciativa dos 12 prefeitos ligados a Associação dos Municípios da Região Carbonífera, nasceu como uma solução para comprar em um volume maior os produtos e serviços e com esse volume baratear os custos.
O CIM-AMREC foi fundado, inicialmente, para receber os recursos do Projeto Recuperar, do Governo do Estado de Santa Catarina, para a manutenção das rodovias estaduais que cortam os municípios da região. Passados três anos o Consórcio já recebeu emenda parlamentar para aquisição de equipamentos agrícolas, o convênio para o serviço aeromédico, alcançou o tão sonhado selo de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), e ainda esse ano adquiriu uma usina de asfalto que atenderá Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá.
Em 2022, o CIM já recebeu uma Máquina que vem sendo usada em rodízio pelos municípios e ainda comprou com recursos próprios computadores para serviço de Inspeção e um veículo para deslocamento. Além de ter concluído a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana, para nove cidades da região.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira, dia 15, o atual presidente e prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, comentou os feitos e a importância dos serviços prestados aos municípios.
Ouça abaixo a entrevista completa: