89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Cidades da região participam na Alemanha de Conferência para Agenda de Desenvolvimento Sustentável

Lideranças Catarinenses, participaram recentemente na Alemanha do Seminário Internacional de Turismo Sustentável promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local – IDEL, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina- FACISC e BBW. A missão teve como objetivo ampliar os temas de gestão de parques, implementação de parcerias público privada, turismo sustentável e implementação da Agenda dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

A viagem que durou uma semana incluiu a aproximação e estratégias integradas entre os municípios que fazem parte do Parque Nacional São Joaquim, futuro Parque Nacional Serra Catarinense e, do Parque Estadual Janela Furada. Entidades públicas e privadas para cooperação em prol da construção de uma agenda de desenvolvimento integrado para promoção do turismo sustentável com foco no desenvolvimento local aliando as demandas ao desenvolvimento sustentável, também esteve em foco.

Além da programação de visitas técnicas aos órgãos internacionais de cooperação e em equipamentos turísticos já consolidados, a viagem contemplou ainda a participação na primeira SDG Partnership Conference – Conferência de Parceria ODS no distrito de Regem. Na oportunidade foram abordados temas como a cooperação intermunicipal sobre a Agenda 2030; o desenvolvimento do turismo sustentável; a proteção da natureza e do meio ambiente e gerenciamento da proteção climática; educação para o desenvolvimento sustentável (Educação Ambiental e Aprendizagem Global).

A comitiva Catarinense foi integrada pelo Prefeito de Grão Pará, Hélio Alberton Junior; a Secretária Municipal de Turismo de Bom Jardim da Serra, Sandra Regina Vieira Padilha, Presidente da Associação Empresarial de Urubici, Henrique Folster Martins, prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, além do Deputado Rodrigo Minotto e os consultores do IDEL, Andreas Dohle e Aline Nandi.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (6), Aline Nandi, consultora do IDEL, comentou sobre os resultados da viagem e como os exemplos alemães podem ser aplicados nos municípios da região.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: