Um ciclone subtropical em formação no litoral do sul de Santa Catarina deve provocar chuvas e ventos fortes no estado, conforme o alerta emitido pela Defesa Civil estadual, principalmente na região sul. A previsão aponta para um volume entre 80 a 100 milímetros (mm), com rajadas de vento de cerca de 50 quilômetros por hora (km/h). O período mais crítico, conforme o alerta, será entre a madrugada e a manhã de hoje.
Além da chuva, ventos mais intensos estão previstos para o litoral, com rajadas em torno de 60km/h, em áreas mais afastadas da costa. As rajadas podem superar 80km/h hoje e amanhã. A altura de onda sobe com picos de três a três metros e meio próximo à costa, com risco para navegação e atividades de pesca.
A meteorologista Gilsânia Cruz ressalta a importância do acompanhamento dos próximos avisos meteorológicos, pois pode haver mudanças no deslocamento do ciclone subtropical.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, a previsão é de muita chuva para esta madrugada, conforme divulgado pelo Epagri/Ciram. Segundo o site Notisul, o secretário ainda orienta a população que em caso de ocorrências ligue para o número 199.
Ciclone subtropical
Os ciclones subtropicais têm características tanto dos ciclones tropicais como dos extratropicais: retiram energia do ar quente e úmido sobre os mares e são comuns perto da latitude 50º Norte, área de variação moderada de temperatura. Também são chamados de depressões subtropicais – quando seus ventos são menores que 60 km/h – e de tempestades subtropicais – quando seus ventos são iguais ou maiores que 60 km/h.