O ceratocone é uma condição ocular que afeta a estrutura da córnea, a parte transparente e curva localizada na frente do olho. Normalmente, a córnea tem uma forma esférica que ajuda a focar a luz de maneira adequada na retina, permitindo a visão nítida. No entanto, em pessoas com ceratocone, a córnea se afina progressivamente e assume uma forma de cone irregular, o que compromete a capacidade do olho de focar corretamente.
Essa deformação causa distorções visuais significativas, como visão embaçada, distorcida e, muitas vezes, sensibilidade à luz. A doença geralmente afeta os dois olhos, embora um possa ser mais gravemente impactado do que o outro.
Além disso, a doença é progressiva e vai evoluindo com o tempo, podendo caminhar para formas mais graves com comprometimento significativo da visão.
Em entevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (30), o médico oftalmologista Dr. Felipe Cabral, que é especialista no assunto e membro da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, falou sobre os sinais e sintomas, causas, diagnóstico e formas de tratamento da doença.
Ouça a entrevista completa: