Em virtude da depredação causada na rebelião da última sexta-feira, 114 detentos do presídio Santa Augusta foram transferidos para a penitenciária Sul, ambos em Criciúma. A transferência aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira. Todos os reclusos que foram remanejados ocupavam a galeria D do presídio, a qual foi a mais danificada na agitação dos presos e precisará ser reformada.
Os detentos devem permanecer na penitenciária Sul até a conclusão da reforma, mas ainda não há um prazo para que ela seja feita, embora o administrador do presídio Santa Augusta, Jovino Zanelatto, afirme que deve acontecer o mais rápido possível, pois os reclusos devem cumprir as determinações judiciais onde foram designados, no caso, no Santa Augusta. Por enquanto, não há mais transferências programadas.
Uma equipe já está na unidade prisional para realizar um levantamento do que será reformado. Na galeria D estavam os reclusos que já foram julgados e cumprem condenação em regime fechado, além de alguns presos provisórios. “Sempre realizamos reformas de acordo com a necessidade. Outras galerias sofreram alguns danos na rebelião e também já tiveram pequenos reparos”, conclui o administrador.
Fonte: Engeplus