Com a chegada do inverno e a diminuição das temperaturas, consumidores alteram os seus hábitos para preservar a sensação de conforto na estação mais fria do ano. Banhos se tornam mais demorados, aquecedores e aparelhos de ar-condicionado passam mais tempo ligados para aquecer os ambientes e secadoras de roupa passam a ser usadas com frequência.
Com o objetivo de incentivar o uso consciente de energia durante a temporada mais fria do ano, a Celesc lançou uma campanha com dicas para que a população economize na conta de luz, por meio de mudanças de hábitos diários.
Em 2022, o consumo de energia nas residências aumentou 3,7% em relação a 2021. Já no primeiro trimestre do ano de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior, o consumo de energia elétrica da classe residencial também apresentou aumento 5,2%.
Na maioria das residências, o uso demorado do chuveiro elétrico lidera o consumo de energia e pode representar um acréscimo de 25% a 35% da despesa total com energia.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (26) o Gerente de Projetos da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, Rodrigo José Hoffmann repassou algumas dicas para o uso consciente da energia.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: