Aconteceu nesta quarta-feira (1) às 19h30min no Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) de Lauro Müller, o lançamento oficial do curso de capacitação de jovens em agricultura sustentável, gestão e inovação tecnológica.
A ideia principal do curso é a sucessão na agricultura familiar, que segundo o Agrônomo e Coordenador do Cedejor, Luciano Philipe, é um tema “espinhoso”, pela dificuldade justamente de incentivo e crédito para o jovem permanecer no campo. “Aproximadamente 70% dos alimentos hoje vêm da agricultura familiar e 24% das propriedades não tem sucessor”, comentou Luciano.
O curso será ministrado uma vez ao mês totalmente grátis, sempre aos sábados com a intenção de facilitar a participação dos jovens que trabalham na agricultura. Ficou definido pelos jovens presentes que o primeiro dia de curso será dia 01 de junho, a partir das 13h30min no Cedejor. Para mais informações os jovens de 16 a 35 anos podem ligar para o numero 9161-9190.
Ao todo serão formados nos três Estados do sul do Brasil um total de 4.800 jovens, sendo que em Lauro Müller e Orleans serão formados 40 jovens. Esse curso tem o incentivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf Sul).
Participaram do ato de lançamento o prefeito Fabrício Kusmin Alves, a vereadora Soraya Curcio Librelato, Padre Valmor Della Giustina, Luciano Philippe, coordenador do Cedejor e Jessica Destro, coordenadora responsável pelo curso em Lauro Müller. Estavam presentes também o presidente da Cooperagrosera, Anderson da Rosa, e o suinocultor Agostinho Crocetta e vários jovens interessados no curso.
Com informações do site Destaquesul