89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

CBMSC alerta sobre a importância de seguir as orientações dos guarda-vidas e sinalizações

Um dos maiores desafios enfrentados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é o de elevar o nível de consciência das pessoas em relação aos perigos existentes nos meios aquáticos.
Só nesta temporada, foram realizadas quase 8 milhões de ações de prevenção ativa em 44 dias de Operação Veraneio 2023/2024. Além disso, a corporação conta com outras formas de alertas.

Entre os dias 16 de dezembro de 2023 e 28 de janeiro de 2024, as equipes do CBMSC salvaram 2.453 pessoas que estavam em situação de risco, sendo por arrastamento em correntes de retorno ou afogamentos no litoral catarinense.

Diariamente, na ativação do serviço de guarda-vidas, uma bandeira retangular é fixada no posto para que todos que chegam à praia saibam, pela cor, qual é a condição do mar naquele dia.

Já na faixa de areia, os guarda-vidas utilizam a bandeira triangular vermelha para indicar um determinado local naquela extensão do mar, que há presença de corrente de retorno e por isso, não é um local indicado para banho por apresentar alto risco de arrastamento.

Todas essas informações podem ser verificadas pelo cidadão antes mesmo dele sair de casa por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, no ícone Praias, que também é atualizado diariamente.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (2) o Sargento BM Edson de Freitas, comandante dos Bombeiros em Orleans, comentou sobre a atuação constante focada na prevenção e os cuidados que os cidadãos devem tomar no ambiente aquático.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: