Nos meses de julho e agosto, a Caravana Embrapa está percorrendo municípios nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, levando ao setor produtivo tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência no uso de fertilizantes, enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade.
A Caravana Embrapa é destinada a técnicos, extensionistas, professores, estudantes, consultores e agricultores. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Embrapa. Há o limite de vagas.
O principal objetivo da caravana é tornar mais eficiente o uso dos fertilizantes e insumos no campo. Para isso, são apresentadas tecnologias e boas práticas de manejo de solo e de plantas para melhor aproveitamento das adubações. Os conteúdos técnicos foram organizados em cinco módulos: Planejamento agrícola, Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, Novos fertilizantes e insumos, Agricultura digital e Manejo de solo para sustentabilidade agrícola.
Em Criciúma, a parada será dia 12 de agosto, no auditório João Luiz Novelli, na Satc, entre 8h15 e 12h30.
“Em cada região eles vão focar na vocação agrícola da região, aqui na nossa obviamente vai ser focada na questão do arroz, do milho e outros grãos”, destacou o pesquisador da Satc e um dos organizadores do evento na região, Daniel Pezente.
Satc recebe evento
A conexão da Satc com o mundo do agronegócio já ocorre há algum tempo. Nos últimos meses, isso vem sendo aperfeiçoado por meio de projetos de pesquisa que envolvem diretamente o tema central da Caravana, os fertilizantes. Um grupo de pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) estuda produtos com alto valor agregado, como fertilizantes de liberação lenta.
A organização da Caravana Embrapa no RS e SC é da Embrapa Trigo, da Embrapa Clima Temperado, da Embrapa Suínos e Aves e da Embrapa Florestas. A série de eventos da Caravana Embrapa nos dois estados é uma correalização da EPAGRI-SC, IRGA, Emater/RS, CREA-SC, CREA-RS, UFSM, UFPel, UPF, SATC Criciúma, Cooperja, UNOCHAPECÓ, UNOESC Campos Novos, SETREM, SOSBAI, Ferticel, Leaf Biotecnologia, Josapar e AgroQuim.
Texto com informações das jornalista Joseani Antunes / Embrapa Trigo; Marli Vitali / Assessoria de Imprensa Satc.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: