O candidato à Presidência da República Eduardo Campos, que disputava as eleições pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), morreu na manhã desta quarta-feira, após acidente de avião em Santos, no litoral de São Paulo.
Nascido em Recife (PE) em 1965, Eduardo Henrique Accioly Campos era neto de um dos mais influentes líderes da esquerda nacional, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Iniciou a militância política durante a faculdade de Economia, quando presidiu o diretório acadêmico do seu curso na Universidade Federal de Pernambuco.
Ingressou no PSB em 1990, acompanhando o avô, com quem trabalhava. Elegeu-se deputado estadual neste mesmo ano.
Em 1994, foi eleito deputado federal pela primeira vez (reelegeu-se em 1998 e 2002). Entre 1995 e 1998, esteve licenciado do mandato para trabalhar como secretário estadual de Governo e depois da Fazenda no governo de Miguel Arraes.
Uma das principais lideranças da base do governo Lula no Congresso, Campos foi chamado para comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia e ficou no cargo entre 2004 e 2006. Em 2005, foi eleito presidente nacional do PSB.
Campos elegeu-se governador de Pernambuco em 2006. Conquistou a reeleição quatro anos depois. Em 2013, tendo em vista as eleições deste ano, o pernambucano, que era um dos principais aliados do PT em nível nacional, anunciou a aliança com o movimento Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, para lançar chapa independente e concorrer ao Planalto.
O analista de logística ferroviária Tássio Ricardo Cardozo Silva, 25 anos, presenciou o exato momento em que o jato do candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) caiu em Santos, litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. Eram 10h02min, segundo Tássio, quando a aeronave “caiu de bico” em uma região comercial de Santos.
– Eu trabalho a 300 metros do local e vi o avião caindo a uns 65 graus, de bico. Minha mesa fica de frente para a janela e presenciei a aeronave desabando. Fiquei sem reação, depois caí na real. Teve explosão e muita fumaça. Os socorristas chegaram rápido.
De acordo com Tássio, o tempo estava nublado e chovia fraco no momento da queda. Ele saiu correndo do escritório e conseguiu chegar próximo ao local do acidente:
– Aqui no prédio onde eu trabalho, alguns vidros chegaram a estourar. Pelo que vi, o jato atingiu uma casa que fica ao lado de uma academia de musculação.
Conforme informações preliminares, a aeronave saiu do aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, e voava em direção à base áerea de Santos, no Guaruja.
Fonte: Diário Catarinense