A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite terminou nesta segunda-feira, e Santa Catarina foi o estado com o maior índice de crianças imunizadas no país. Ao todo, mais de 321 mil crianças com menos de 5 anos foram vacinadas no Estado. O número corresponde a cerca de 85% do total de crianças nessa faixa etária. A meta estipulada pelo governo federal, no entanto, não foi alcançada. A expectativa era de que o índice de vacinação chegasse a 95%.
Mesmo sem atingir a meta, a Região Sul ficou com os maiores índices de vacinação. O Paraná chegou a 82,25% de crianças vacinadas, enquanto o Rio Grande do Sul imunizou 80,73%. No país, a média de vacinação ficou em 73,42%.
Em Santa Catarina, 120 cidades atingiram a meta estabelecida pelo governo. A liderança ficou com Concórdia, que vacinou 97% das crianças. Canoinhas também obteve bom resultado, com 96,39%. O pior resultado veio de Joinville, com apenas 73,69% de imunização.
Conheça a doença
Apesar de a campanha ter chegado ao fim, as vacinas contra a poliomielite continuam disponíveis nos postos de saúde de todas as cidades do Estado. Essa foi a 36ª campanha nacional contra a doença, que não tem nenhum caso registrado no país há 26 anos.
A poliomielite ou paralisia infantil é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca.
— A paralisia, normalmente dos membros inferiores, acontece quando o vírus atinge os nervos causando perda de força, atacando os neurônios motores que controlam a musculatura envolvida — explica Vanessa Vieira, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
DC