
A decisão foi aprovada pela Patente Única em reunião entre os representantes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 8, em Buenos Aire.
Com o propósito de identificação, unificação e integração, o novo modelo será de 40 cm de largura por 13 cm de altura, as mesmas dimensões já utilizadas no Brasil, o design da nova placa lembra o sistema da União Europeia. O material possui a ordem de sete caracteres. Duas letras, três números e mais duas letras.
Segundo o vídeo compartilhado pelo canal no youtube do Ministerio de Justicia y Derechos Humanos de la Nación de Argentina, o material será capaz de gerar até 450 milhões de combinações. O fundo será branco, com uma faixa azul na parte de cima. Neste local haverá o símbolo do Mercosul à esquerda, seguido do nome do país na parte central e bandeira à direita.
Para o sócio do Despachante Criciúma Maurício Rossi Fermo, a implantação da placa pode não ser uma ação imediata. “Penso que não será algo repentino. Provavelmente, a mudança possa aconteça por classificações ou na hora de transferência de município ou de propriedade (nos casos de venda de carros usados)”.
Fonte: Portal SATC