O Corpo de Bombeiros de Criciúma foi acionado para atender uma ocorrência atípica por volta das 21 horas dessa terça-feira, dia 20. Uma guarnição se deslocou até a região da Praça da Chaminé, no bairro Próspera, para resgatar um tamanduá nas proximidades da Avenida Centenário.
Populares que passavam pelo local chamaram os socorristas e impediram que o animal acessasse a Avenida Centenário. O tamanduá estava bastante agressivo e assustado, sendo encaminhado pelos próprios bombeiros à Polícia Ambiental de Maracajá.
Orientação – Caso algum animal silvestre seja visto na região, a orientação é acionar a fundação ambiental de cada cidade, entretanto, se o município não possuir o órgão quem deve ser chamada é a Polícia Ambiental. Em Criciúma, por exemplo, o órgão responsável é a Fundação do Meio Ambiente (Famcri).
Conforme a Polícia Ambiental de Maracajá, se o animal estiver no seu habitat ele permanecerá no local, caso contrário, será capturado e liberado em outro ambiente. Em caso de ferimentos, ele é levado para um centro de reabilitação, em Florianópolis.
Para denúncias, o telefone da Polícia Ambiental de Maracajá, que atende a região, é: 3529–0187.
Portal Engeplus