A população de Santa Catarina terá um novo reforço nos atendimentos a emergências. De Campo Grande (MS) chegou o Arcanjo 2, um avião com capacidade para seis pessoas. A partir do início da semana que vem a aeronave do Corpo de Bombeiros começa atender as ocorrências em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A hora de voo do avião é mais barata se comparada com o helicóptero, conforme o Corpo de Bombeiros. “Nós vamos atender ocorrências em que possamos transportar pessoas que precisam de suporte avançado de vida, transporte de equipes especializadas da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros, proteção e monitoramento ambiental, além de apoio à Justiça do estado”, explica Edupércio Pratts, comandante do Batalhão de Operações Áreas do Corpo de Bombeiros.
A aeronave é uma doação do Conselho Nacional de Justiça e se junta ao helicópeto Arcanjo 1, que atende ocorrências desde 2010 em todo estado. Desde lá, mais de 2,6 mil pessoas foram atendidas pela equipe do Corpo de Bombeiros que trabalha no helicóptero. Entre os chamados mais comuns estão os acidentes de trânsito.