Natural da comunidade de Rio Capivaras Alto, foi lá que cresceu, constituiu a família e exerceu a carreira profissional como professora. Foram 26 anos dedicados à alfabetização de crianças nas séries iniciais. Por ser a mais velha entre os irmãos, o pai não era muito favorável que ela saísse de casa para estudar. Na época, para conseguir estudar trabalhava como doméstica em casas de famílias em troca de comida e lugar para dormir, mesmo com todas as dificuldades da época, enfrentou os desafios e conseguiu formar-se como professora normalista.
Além de ser a professora da comunidade, sempre foi uma liderança atuante na comunidade ajudando nos mais diversos serviços, entre eles, o coral da comunidade que começou a fazer parte aos 12 anos de idade e segue até hoje.
Dione Acordi Fontanella, foi a entrevistada desta terça-feira, dia 11, no Bate Papo Cruz de Malta. Durante o programa ele contou um pouco do histórico da família Acordi que foi uma das pioneiras no Rio Capivaras Alto, relembrou momentos de sua infância e o gosto pela gaita e o teclado.
Ouça abaixo a íntegra do programa: