Iniciam nesta semana os trabalhos de construção das barreiras centrais de pistas, de bordo e em cabeceiras de viadutos entre Pescaria Brava e Capivari de Baixo. As barreiras de concreto, conhecidas como New Jersey, fazem parte da sinalização definitiva da BR-101.
Para isso, é necessária a interrupção em faixas de rolagem, sempre próximas do local de trabalho, para movimentação de equipamentos e trabalhadores. Toda a sinalização vertical provisória está disponibilizada, devendo os motoristas observá-la para evitar acidentes. A construção da barreira de proteção integra os serviços complementares da duplicação da rodovia federal.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou cerca de 130 quilômetros de proteções de concreto para divisão de pistas duplicadas na BR-101. As divisórias servem de sinalização e proteção aos usuários da rodovia federal. O projeto de expansão do tráfego da rodovia federal prevê a construção de 134 quilômetros desse tipo de proteção, entre os municípios de Palhoça a Passo de Torres.
As estruturas – As barreiras “New Jersey” são construídas somente nos trechos duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberam proteções desse tipo. As barreiras têm 80 centímetros de altura, com base de até 40 centímetros, sendo instaladas por meio de processo automatizado. O concreto é moldado por equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos estéticos. O tempo máximo para secagem do concreto é inferior a 20 horas.
Com informações de Muriel Albonico/Comunicação Dnit