Com o propósito de unir forças para assegurar melhores condições para a classe, avicultores estiveram presentes na noite desta segunda-feira (3) no Ctg Serra do Rio do Rastro, com o propósito de organizar a criação da Associação dos Avicultores da Região Sul, entidade de defesa do setor produtivo de frangos da região.
“É uma ideia que a gente já havia levantado. Agora voltamos criar de forma oficial, realizando reuniões preparatórias”, afirma Emir Tezza, idealizador do movimento.
Com a presença de aproximadamente 60 avicultores de Lauro Müller e da região, a reunião, que visava oficializar uma comissão para começar as discussões e depois, legalmente fundar a associação de representatividades dos criadores de aves contou com a presença de representantes dos sindicatos da região como o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), Sindicato dos Mineiros de Lauro Müller e Siderópolis, Sindicato dos Criadores de Aves do Oeste de Santa Catarina (SINCRAVES).
Autoridades dos municípios de toda a região também marcaram presença no encontro, alem do prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, estiveram também o vice-prefeito de Urusanga, vereadores de Lauro Müller, os secretários de Agricultura de Lauro Müller Eliandro Bett Giongo, Secretário de Agricultura de Urusanga, Jucemar Sangalete, Secretário de Agricultura de Treviso, João Luiz Brunel, o presidente do sindicato da alimentação, Célio Alves Elias e Lorival Elias Filho presidente do sindicato dos mineiros de Lauro Müller, além de representantes de sindicatos de toda a região que vieram prestar apoio e solidariedade para os produtores.
A principal reivindicação dos produtores é o valor pago pelo produto e principalmente a situação financeira dos produtores, que depois da forte crise que viveu o setor no fim do ano passado e começo desse ano, devido á falta de ração para as aves, não conseguem pagar suas dividas junto aos bancos, alguns inclusive ameaçados de perder todo o patrimônio.
Uma comissão foi escolhida para analisar toda a situação, preparar um estatuto e no próximo dia 15 de junho á tarde se reunirem em assembleia para aprovarem o estatuto da associação e elegerem uma diretoria que irá brigar junto as empresas por melhores condições para os produtores. A hora certa e o local serão divulgado nos próximos dias.