89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Avaliação Institucional das escolas estaduais de Santa Catarina começou nesta segunda-feira

A comunidade escolar terá até 4 de outubro para participar da Avaliação Institucional das 1.046 unidades escolares da rede estadual de ensino. Durante o período, as escolas estaduais serão avaliadas em quatro eixos: Políticas Pedagógicas, Clima Organizacional, Infraestrutura e Políticas de Gestão.

A participação de estudantes, pais, professores e equipe técnica administrativa das unidades escolares da rede pública estadual na Avaliação Institucional é fundamental para reunir as informações necessárias para aplicar em ações de planejamento, monitoramento e auxílio das unidades.

Este ano, a avaliação também passa a incorporar questões pertinentes ao acompanhamento e monitoramento do Plano de Gestão Escolar (PGE). Desta forma, a comunidade escolar poderá avaliar as ações da equipe gestora e contribuir para a consolidação ou reestruturação do Plano de Gestão Escolar e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

A avaliação está organizada em 24 afirmativas, com a possibilidade de sinalização de apenas uma resposta dentro de uma escala avaliativa. Os estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental deverão ser acompanhados e orientados a responderem o formulário junto aos pais ou responsáveis. Já estudante dos anos finais e do ensino médio poderão responder ao questionário sem auxílio.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (30) a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, comentou sobre a importância da participação dos pais e alunos na avaliação.