Casos de furtos têm sido registrados com frequência em Lauro Müller nos últimos meses. Os Crimes vão desde subtração de fiação elétrica, pequenos equipamentos, furto de merenda em creche até arrombamento de casas. O aumento desse tipo de ocorrência tem preocupado moradores, comerciantes, empreendedores e as autoridades do município. Há tempos os vereadores vem fazendo o alerta durante as sessões da Câmara, na última segunda-feira, dia 17, o assunto esteve em evidência ao ser levantado na Tribuna pelos vereadores Ema Hofmann Benedet, Ricardo Fontanella e Sysse Alves Velho, que relataram a preocupação com os casos.
Os números estão um pouco fora do padrão para a cidade. No mês de setembro foram cinco furtos e em outubro já foram quatro registros, enquanto nos outros meses foram cerca de um ou até mesmo nenhum. Em agosto, por exemplo, houve zero registro de furto em Lauro Müller.
Na última quinta-feira, dia 20, os vereadores se reuniram com o subtenente Alexandre Pirotti da Fontoura, comandante da Polícia Militar em Lauro Müller, para discutir sobre o assunto e entender o que está ocorrendo no município.
“Eu prontamente atendi o chamado e fui explicar para eles como as coisas funcionam, como é a forma da nossa atuação e o que estamos fazendo para tentar diminuir esses números. Nós passamos a analisar furto por furto e identificamos que cerca de 80% são furtos de pequenos objetos, praticados por usuários de drogas para manter seu vício”, explicou o subtenente Fontoura durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira, dia 24.
O comandante ressaltou que muitos casos de furtos são interceptados durante as rondas e abordagens feitas pela Polícia Militar.
Da reunião com os vereadores iniciou-se a discussão sobre a importância de criação de um Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) no município.
Ouça abaixo a entrevista completa: