Depois de sagrar-se campeão sul brasileiro de jiu-jitsu no mês de abril, em Florianópolis, o criciumense Rodrigo de Oliveira Cardoso, 26 anos, corre contra o tempo para conseguir patrocínio para o mundial da modalidade em Long Beach, na Califórnia, em junho.
Segundo o atleta, as despesas são de aproximadamente R$ 7 mil, e para conseguir este valor, ele está recorrendo a empresas da região em busca de apoio. “Fiz uma rifa com 300 números, se conseguir vender tudo ainda faltará em torno de 3 mil, já que o supermercado MM Rosso e a empresa Fontanella já estão contribuindo”, diz Pantcho, como é conhecido o atleta.
Para o professor de jiu-jitsu, Tiago Fernandes de Paula, da Academia Rilion Gracie, que treina Pantcho, esta é uma competição de alto nível, por isso o atleta tem que estar bem preparado. “Na categoria do Rodrigo, acima de 100 quilos, deve ter em torno de 80 atletas que se enfrentarão no modo ‘mata-mata’”, informa o treinador.
Mesmo trabalhando como motorista, Rodrigo se dedica com treinos diários depois da jornada diária de trabalho, inclusive nos fins de semana, para conseguir seu objetivo principal, de um dia ter a possibilidade de se dedicar exclusivamente ao esporte. “Não é fácil ser atleta no Brasil, aqui é muito difícil conseguir apoio”, relata o lutador.
As empresas com interesse em patrocinar o atleta têm a possibilidade de colocar a logomarca no quimono que ele competirá. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (48) 9623-2982 com Rodrigo ou 9964-5965 com Tiago.
Rodrigo que sempre residiu no bairro Quarta Linha, afirma que todo esforço e perseverança vem do apoio dos pais, Vitor Cardoso e Eliane de Oliveira, e da esposa, Armanda Dominguini Bristot. “Sem este apoio familiar não teria chegado até aqui, conquistado um título sul americano e com possibilidade de ir ao mundial”, finaliza.
* Charles de Sousa é acadêmico do curso de Jornalismo da Faculdade Satc.