Nesta quarta-feira (10), os mineiros deram um importante passo na Câmara dos Deputados na luta pelo direito à aposentadoria especial: o PLP 42/2023 foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho da casa legislativa.
A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) foi a relatora e protagonizou fazendo a análise e elaborando pareceres, para conseguir aprovação do referido projeto na comissão.
O PLP ainda passará pelas comissões de Previdência, Finanças e Constituição e Justiça.
Essa primeira vitória é resultado de uma intensa articulação política das entidades representativas junto aos parlamentares. Desde que a categoria dos mineiros foi prejudicada pela Reforma da Previdência, em 2019, perdendo a aposentadoria especial, os Sindicatos que representam a categoria vem trabalhando incansavelmente para recuperar esse direito.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (11) o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Genoir José dos Santos, o Foquinha, comentou sobre a primeira aprovação.