Pacientes e familiares que necessitem utilizar os serviços do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, precisarão de um pouco mais de paciência nos próximos dias. A instituição está com dificuldades para atendimento devido à falta de profissionais, pois possui apenas dois médicos 24 horas no Pronto Socorro, um médico 24 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e um médico para avaliar pacientes internados no setor de pediatria pela manhã.
A falta de profissionais acontece porque uma médica precisou se ausentar devido a problemas de saúde e outros médicos se encontram no período de férias. O diretor técnico da unidade hospitalar, Eraldo Belarmino Júnior, afirma que o atendimento não será paralisado, mas pede que a população tenha paciência.
“Entendo que as pessoas queiram atendimento, mas pedimos, neste momento, que apenas casos de Urgência e Emergência sejam encaminhados ao hospital. Muitos pacientes podem ser tratados nos postos de saúde, por isso a população precisa procurar o posto de seu bairro e deixar apenas casos realmente graves para atendimento no hospital”, salienta o profissional.
Ainda segundo Belarmino Júnior, devido à alta demanda de pacientes vindos de toda a região, em alguns períodos o atendimento pode demorar mais tempo do que o previsto. A direção do HMISC pede a compreensão da comunidade e solicita as unidades de saúde de Criciúma e de outros municípios que, ao encaminhar pacientes, faça contato prévio com o hospital, a fim de evitar transtornos tanto para os pacientes quanto para o serviço.