Hoje (12) pela manhã nos estúdios da rádio recebemos o vice-presidente da ADORE que é a associação dos deficientes de Orleans e Região, Airton Galvão e Geovania Perin Zanini que é quem cuida dos tramites para a confecção da carteirinha de passe livre.
Segundo Airton a associação tem como objetivo atender nas áreas de habilitação, reabilitação e qualificação, na colocação profissional de pessoas com deficiência física auditiva e visual.
“A ADORE que surgiu em 2001 e desde então vem tentando incluir nos programas de caráter público e privado as pessoas com deficiência. Dentre outras ações a ADORE desde sua fundação, já qualificou profissionais na área de massoterapia, pintura em tecido, artesanato, dentre outros. Como várias instituições a ADORE está com dificuldades pra se manter viva, mas coloca-se a disposição do poder público para ajudar na questão das edificações e de acessibilidade. Nosso objetivo é mostrar o melhor caminho para que a vida das pessoas com deficiência seja menos difícil de ser vivida”, disse o vice-presidente.
Geovania Zanin falou da carteira de passe livre para pessoas com necessidades especiais.
“Quem pode fazer a carteirinha são os deficientes físicos, mentais, visuais e auditivos os documentos necessários são o CPF, RG, comprovante de residência, laudo médico comprovando a deficiência, a partir daí é feito o cadastro e o médico a adore é quem faz um novo laudo, juntamente com a assistente social e psicóloga, tudo viabilizado pela ADORE. A carteirinha tem validade inter-municipal, ou seja, em todo estado de Santa Catarina ela pode ser usada”.Diz Geovania.
Confira o áudio na íntegra: