O abandono de animais é recorrente no Brasil e no período de festas de fim de ano essa prática aumenta. Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. Este problema é ainda mais preocupante para cidades como Lauro Müller, que não possuem nenhum tipo de serviço para tratamento e controle de zoonoses.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira, 28, as voluntárias da ONG Miados e Latidos, Claudia Holthausen Vidal e Elizabete Costa, deram dicas para quem vai viajar e não tem como levar seus pets. As voluntárias também reforçaram o alerta sobre maus-tratos e abandono de animais nesta época do ano.
Vale lembrar que abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.
Ouça a entrevista completa: