A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina, juntamente com os 13 sindicatos filiados que compõem o Sistema Fetrancesc, emitiu na última sexta-feira, dia 17, um manifesto público, através de uma nota de repúdio em relação aos constantes aumentos no preço do óleo diesel. Com o reajuste anunciado pela Petrobras na última semana, o preço médio de venda do diesel da petroleira para as distribuidoras passou de R$ 4,91 para R$ 5,61 por litro, alta de 14,26%.
Essa mudança gera enorme impacto negativo na prestação de serviços do Transporte Rodoviário de Cargas do País, responsável pela logística de mais de 60% de tudo o que se produz e consome no Brasil.
De acordo com dados do Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística (Decope), o diesel é o maior componente de custos da atividade de transporte, podendo representar até 60% do valor dos fretes nas cargas lotação (em um frete de R$ 1 mil, por exemplo, R$ 600 correspondem à despesa com óleo diesel).
Já um levantamento da Fetrancesc aponta que, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, o diesel teve elevação de 64% no preço comercializado pela Petrobras. De janeiro a junho deste ano, a elevação foi de 67%. Em paralelo a isso, com o reajuste anunciado nesta semana, desde de janeiro de 2021 o óleo diesel já acumulou 174% de aumento.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira, dia 21, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga no Sul de Santa Catarina (Setransc), Lorisvaldo Piuco, comentou sobre os constantes aumentos nos preços dos combustíveis e os impactos para o setor de transportes e também para os consumidores.
“A nós transportadores não resta outra opção a não ser repassar os custos. Cada transportador, dependendo da distância ele sabe quanto a mais ele vai gastar de diesel e os reflexos que isso tem no pneu, no óleo lubrificante e em vários outros itens que compõem o transporte. Mas, não temos saída, quem não repassar esses custos vai trabalhar defasado ou com prejuízo e estaria condenado a em pouco tempo desaparecer do mercado”, comentou Piuco.
Só o aumento no valor do diesel irá refletir de forma imediata no custo do transporte, em média 4,99%.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: