Na lista de lojas onlines não confiáveis divulgada pelo Departamento de Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo em 2012, segundo o site Olhar Digital, a lista que já tinha mais de 200 endereços virtuais ganhou mais 71 novos, na última segunda-feira, dia 22.
Em Criciúma, a lista divulgada em 2012 também ganhou novos registros. Conforme o assistente de gestão do Procon de Criciúma, André Soares, três endereços foram adicionados à lista de reclamação das lojas virtuais do município, que inclusive já estão na lista divulgada pelo Procon-SP: Magazine Cury, Neon Distribuidora e MEGAKIT Comércio de produtos eletrônicos.
De acordo com Soares, a maioria das reclamações são referentes a falta da entrega de produtos. Ele alerta que os consumidores que realizam compras online devem estar atentos à lista de endereços.
“O consumidor que for vítima destas irregularidades deve enviar uma reclamação ao Procon. Nós vamos tentar intimar para um processo de administração. Mas, infelizmente muitos destes sites apresentam CNPJ falso, o que dificulta o contato e até mesmo identificação destas empresas. Dificilmente o cliente conseguirá recuperar o dinheiro ou produto”, diz.
Mariana Noronha / Portal Satc