Quatro crianças foram infectadas por uma bactéria multirresistente, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital (UTI) Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Uma delas morreu na manhã desta quarta-feira (17), conforme afirmado pelo diretor da unidade, Roberto Moraes. O representante da instituição confirmou a presença da bactéria Acinetobacter na manhã desta quinta-feira (18).
O fato foi informado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar nesta semana. As crianças infectadas estão em uma ala isolada recebendo tratamento contra a bactéria. Segundo Moraes, esta é uma bactéria “amplamente difundida no meio ambiente e pacientes frágeis podem desenvolver doença. Os pacientes estão recebendo todos os cuidados, para que não haja propagação”, explica o diretor do hospital.
O primeiro caso da doença foi registrado em novembro de 2012 na unidade da capital. O representante da unidade hospitalar destaca que o Joana de Gusmão recebe pacientes vindos de todo o estado e isto deixa a unidade mais vulnerável a este tipo de problema. “Estamos mais suscetíveis de receber bactérias multirresistentes. O Acinetobacter que nós temos, ele é sensivel a apenas um antibiótico”, conclui.