A pintura de casarões antigos no centro de Urussanga está chegando próximo de se tornar realidade. Na tarde desta segunda-feira, dia 15, representantes da Fundação Cultural Catarinense (FCC) estiveram na cidade para tratar do projeto de pintura dos imóveis tombados, projeto desenvolvido pelas Tintas Coral em todo o território nacional. Em Urussanga, em breve acontecerá a pintura do casarão da família Nichele, localizado no centro da cidade, marcando o início da revitalização da praça central.
A diretora de preservação do patrimônio cultural da FCC, Andréa Dal Grande, reforçou o incentivo na preservação do patrimônio cultural da cidade, afirmando que a motivação principal da reunião com o prefeito e a Diretoria de Cultura e Turismo seria o projeto das Tintas Coral. “Estamos aqui para dar um olhar mais técnico a fim de propiciar um resultado ainda mais positivo para toda a cidade”, declarou a diretora.
Segundo a equipe técnica da Fundação, é importante trabalhar a comunicação visual dos casarões antigos, especialmente no centro da cidade. “Vocês estão num lugar privilegiado, é preciso aproveitar o local com ousadia, levando todo o patrimônio histórico-cultural a um ganho maior a todos os envolvidos”, acrescentou Dal Grande.
Para o prefeito Johnny Felippe, “a pintura do primeiro casarão é um sonho, pois está tudo parado e nós queremos motivar as pessoas a cuidarem de seu próprio patrimônio”.
A padronização de letreiros no centro de Urussanga bem como projetos de aproveitamento do patrimônio histórico também foram discutidos na oportunidade. “Temos o maior núcleo italiano em perímetro urbano e precisamos aproveitar essa característica”, disse a diretora de Cultura e Turismo de Urussanga, Daniela Mondardo.
A cidade de Urussanga já se inscreveu no primeiro projeto das Tintas Coral para pintura do casarão Nichele, por intermédio da loja Marcon Tintas. Antes de ser efetivada a pintura, arquitetos da FCC analisarão as características do imóvel para dar continuidade ao projeto, que já passou por cidades como Salvador e Florianópolis e, em breve, deverá passar pelo sul catarinense.
Sulnoticias