Um dos maiores artistas plásticos do Sul do Estado, Willy Zumblick, completaria 100 anos em 2013, precisamente no mês de setembro, se estivesse vivo. Esta semana, o prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti, recebeu 15 familiares do tubaronense – entre eles seus filhos – para tratar das comemorações, que acontecerão durante o ano. Os eventos, atividades e ações que forem desenvolvidas em alusão ao centenário do artista tenham como foco a história da recuperação do município após a enchente de 1974.
Os eventos alusivos começarão dia 27 de maio, com o aniversário da cidade, e terminam em maio de 2014. No dia 27 de maio será lançado pelos Correios um selo comemorativo que reproduz uma das obras de Zumblick sobre as Bandeiras do Divino, e terá circulação por um mês, sendo relançado no mês de setembro.
Nas escolas da rede municipal, as crianças receberão a visita das contadoras de histórias Fábia Barbosa Pedro e Adriana Medeiros, que mostrarão aos pequenos a trajetória do artista tubaronense.
Durante o encontro, foi tratada a renovação do comodato das 72 obras do pintor que estão no acervo permanente do Centro Municipal de Cultura, onde funciona o Museu Willy Zumblick. O comodato está vencido há dois anos, mas tanto a prefeitura e quanto a família concordaram em renová-lo nos atuais termos, apenas com uma ressalva importante: que se fosse feito um seguro para as obras. “A maior preocupação do jurídico da prefeitura é com a segurança das telas, que são a história de Tubarão”, observa a procuradora da cidade, Patricia Uliano Effting.
Ana Paula Cardoso / Engeplus