O presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), levantou a voz e convocou as entidades para tentar incluir Tubarão na rede de Centros de Inovação do Programa Inova@SC. Santa Catarina ganhará dez centros que abrigarão salas de aulas, espaços para pesquisa e incubadoras de empresas. A priori, Tubarão ficou de fora.
O presidente marcou para a próxima segunda-feira, às 17:00, uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, na Assembleia Legislativa, convidando para participar representantes da Unisul, Prefeitura, Câmara de Vereadores, ACIT, Amurel e Codesc.
O objetivo da audiência é pleitear a inclusão de um centro de inovação no município de Tubarão, em uma parceria liderada pela Unisul e Prefeitura.
Para tanto, o presidente da Assembleia irá convidar o prefeito Olavio Falchetti, o reitor Salésio Herdt, o presidente da Fundação Unisul, Airton Soares, o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Almeida, o presidente da ACIT, Eduardo Nunes e o presidente da Codesc, Miguel Ximenes. A bancada estadual do Sul foi convocada. Outros segmentos interessados na inovação poderão participar.
“Estranhamos que Tubarão, por ser um centro de excelência no ensino e pesquisa, tenha ficado fora da rede de dez centros de inovação. Manifestamos ao secretário Paulo Bornhausen nossa insatisfação e ele achou justo o pleito. Por isso, temos que unir as forças da cidade para encontramos as soluções necessárias para incluir Tubarão no projeto”, declarou Joares Ponticelli.
Na terça-feira, no lançamento do programa, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, receberam os prefeitos de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages e São Bento do Sul no Centro Administrativo. Reitores de universidades que serão parcerias dos centros também estiveram presentes. Tubarão não está entre os pólos regionais.
Júlio Cancellier – Assessor de Comunicação